Livros didáticos de História

1 abr

Uma das dificuldades que os pais adeptos do homeschooling tem de lidar no Brasil é a falta de material específico em português. Com isso, somos obrigados a utilizar os livros que encontramos no mercado editorial brasileiro. Surge então outra dificuldade, a contaminação dos livros didáticos por ideologias como por exemplo a marxista. Essa contaminação fica evidente principalmente nos livros de História. Dê uma olhada no site Escola Sem Partido e veja diversas matérias sobre o assunto.

O que fazer então? Por falta de opção, até o 5º ano, pretendemos utilizar o “Caderno do Futuro” da editora IBEP.  Nele você encontrará apenas um resumo dos principais tópicos da História do Brasil. Na verdade, algo muito simples e de conteúdo pobre (devido a proposta do livro), mas ao que parece, livre de contaminação ideológica. A turma do 4º ano (duas crianças), está utilizando este material. Nossas aulas de História consistem em ler o texto do Caderno do Futuro, explicar, pedir uma narração ao aluno, ler textos complementares e fazer os exercícios do livro bem como escrever redações sobre o tema. O livro tem um preço módico é fácil de achar e possibilita aos alunos o conhecimento adequado a sua faixa etária. Nesta caso o que fará a diferença serão as leituras complementares e outras atividades. Em outra ocasião irei compartilhar de maneira mais pormenorizada o conteúdo das aulas.

Já em relação aos alunos do 6º ano em diante (temos uma turma de 4 alunos no 6º ano), estamos utilizando o livro usado nos colégios militares. O livro tem um conteúdo de qualidade, na nossa opinião o melhor dos que pesquisamos, e ao que parece, livre da ideologia marxista. Há o livro texto e o caderno de exercícios os quais você pode adquirir numa livraria da Bibliex (por exemplo no centro do Rio do Janeiro) ou  pela internet no site da Bibliex. Nossas aulas de História consistem nas leituras de porções do livro, explicações e conversas sobre o mesmo, leituras complementares, utilização do livro dos séculos (em outra ocasião falarei sobre isso) elaboração de redações e outros trabalhos e a utilização do caderno de exercícios.

Espero ter ajudado no que concerne à decisão quanto ao material didático a ser utilizado nas aulas de História. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário. Um abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: